domingo, 24 de abril de 2011

Pinguins

Pingüins: Saiba tudo sobre nossos visitantes de inverno

Da Redação

Entre os meses de julho e setembro, um novo tipo de "banhista" costuma aparecer no litoral sul e sudeste do Brasil. Desajeitado e de "casaca", ele parece deslocado nas nossas praias. Afinal, o pingüim é aquela ave engraçadinha que vive no gelo, certo?
Fabrizia Granatieri/Folha Imagem Pingüim de Magalhães, o "banhista
de casaca" que aparece nas nossas
praias no inverno
Errado. "Há pingüins até mesmo nas Ilhas Galápagos, que estão muito próximas do Equador", afirma a bióloga Valéria Hadel, do Centro de Biologia Marítima da Universidade de São Paulo (CEBImar - USP). "Eles não são dóceis e podem atacar quando se sentem ameaçados", alerta o veterinário André Maia Sena, do Zoológico de Niterói.
Os pingüins são aves marinhas que nadam, mas não voam. Eles existem apenas no Hemisfério Sul, mas não somente no gelo, como muita gente acredita. Muitos vivem na Antártida, mas também há pingüins em ilhas na Nova Zelândia, em regiões do sul da África, na Austrália e na América do Sul.
Existem 18 espécies de pingüins. O que habita o imaginário da grande maioria das pessoas é o Imperial, aquele que ilustra o rótulo de uma famosa marca de cerveja e que virou personagem de desenho animado. Mas não é ele que costuma dar as caras no Brasil.
Quem chega por aqui todos os anos durante o inverno é o Pingüim de Magalhães, que recebeu este nome em homenagem ao explorador Fernão de Magalhães, primeiro europeu a observar estes animais, em 1519.

Nenhum comentário:

Postar um comentário